Grupo de Trabalho do CFMV discute padronização das contratações do Sistema CFMV/CRMVs
O Grupo de Trabalho (GT) de Contratação Nacional do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou, entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, encontro na sede do Conselho em Brasília para promover avanços na gestão das contratações no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs.
O GT foi instituído pela Portaria nº 208/2025, com o objetivo de analisar, diagnosticar e propor melhorias para as contratações de bens e serviços na estrutura dos 27 Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. Liderado por Uelton Aguiar Ricardo (NAR), o grupo conta também com os membros Daniele Nascimento da Silva (RO), Augusto César de Araújo (PE) , Eliézer Viveiros da Silva (MS), Felipe Moreira (RS/CFMV) e Fernando José Real Leite (SP).
Durante o encontro, os integrantes debateram sobre a diversidade nas nomenclaturas adotadas nas solicitações de compras, a ausência de critérios uniformes entre os Regionais e as dificuldades em consolidação e análise das demandas do Sistema. Foram identificados 15 Planos de Contratações Anual (PCAs) já publicados no Portal Nacional de Contratações Públicas e outros 11 em fase de elaboração.
A partir das discussões, o GT definiu uma lista de prioridades para a próxima etapa, entre elas aquisição de equipamentos de informática, serviços de telefonia móvel, softwares de produtividade, material gráfico institucional, gestão de frota, veículos e soluções de inteligência artificial voltadas à elaboração de atas. Os processos deverão ser realizados pelo Sistema de Registro de Preços a partir de dezembro de 2025.
Contratações Prioritárias
Como resultado das discussões, o GT definiu uma lista de contratações prioritárias que visam atender às demandas mais relevantes dos Conselhos Regionais. São elas:
-
Aquisição de equipamentos de informática
-
Aquisição de coletes
-
Contratação de serviços de gestão de frota
-
Contratação de serviços de telefonia móvel
-
Aquisição de licenças de software de produtividade
-
Aquisição de material gráfico institucional
Sobre o trabalho, Uelton Aguiar Ricardo destacou:
“Nossa missão é identificar as reais necessidades do Sistema e propor soluções alinhadas com a modernização e a eficiência da administração dos Conselhos Regionais. A padronização das contratações representa um avanço significativo para toda a categoria, fortalecendo a atuação institucional e otimizando os recursos públicos.”
O Grupo de Trabalho segue empenhado em consolidar propostas que tragam mais transparência, agilidade e inovação para a gestão do Sistema CFMV/CRMVs.

30 de outubro de 2025 @ 13:01
Visto