Secretários-gerais se reúnem para alinhar ações e garantir qualidade na prestação de serviços
Brasília recebeu, na última semana (30 e 31 de outubro), o II Encontro de Secretários-Gerais do Sistema Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs), que reuniu representantes dos vinte e quatro regionais para um alinhamento estratégico de ações e práticas administrativas. O objetivo foi fortalecer a gestão dos conselhos e aprimorar a prestação de serviços a médicos-veterinários, zootecnistas e sociedade. O evento permitiu um intercâmbio de experiências e a discussão de diretrizes essenciais para a atuação coordenada no Sistema.
A presidente do CFMV, Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, deu início às atividades ressaltando o papel essencial dos secretários-gerais para a eficiência e sinergia. “O trabalho de vocês é fundamental para que sejamos protagonistas no fortalecimento da Medicina Veterinária e da Zootecnia. Juntos, garantimos o alinhamento das ações e a qualidade dos serviços prestados”, afirmou Ana Elisa.
Idealizador do evento, José Maria dos Santos Filho, secretário-geral do CFMV, reforçou o impacto positivo da iniciativa para o crescimento coordenado dos CRMVs. ““Trouxemos temas que são relevantes e contribuem para o crescimento e desenvolvimento dos regionais. Vamos trabalhar em sintonia para potencializar as ações e, com isso, melhorar os serviços”, explicou.
Ao longo do encontro, foram discutidos assuntos essenciais para a gestão e inovação no Sistema CFMV/CRMVs, incluindo resoluções, treinamentos de diretores e inovações. Além dos debates, os participantes assistiram a palestras sobre planejamento estratégico, plano de contratações anuais, gestão de pessoas e plano de integridade.
Adriana Santos, secretária-geral do CRMV-GO, enfatizou a relevância do encontro para o aprimoramento do trabalho no conselho regional, especialmente na área de gestão de riscos. “O encontro de secretários foi fundamental para adquirirmos mais conhecimento sobre nossas funções dentro do regional. A gestão de risco é uma questão que precisamos implementar. Conhecemos outros secretários, dividimos experiências e parabenizo a proposta”, afirmou Adriana.
Andrea de Paula Vieira, secretária-geral do CRMV-PR, também destacou a importância da troca de conhecimentos e vivencias para desenvolver as atividades do dia a dia. “A troca de experiências entre os secretários-gerais foi essencial para o aprendizado sobre temas críticos, principalmente sobre riscos, mitigações e questões do nosso cotidiano. Para mim, o desafio é realizar a gestão de pessoas e lidar com recursos humanos para atender as demandas em um ambiente amistoso”, pontuou Andrea.
Já Rogério Bezerra Costa Filho, do CRMV-TO, ressaltou a satisfação em participar do evento e o impacto positivo em sua atuação. “Foi gratificante. Levo para o meu estado novos aprendizados, regulamentações e práticas compartilhadas. Pretendo participar mais ativamente na tomada de decisões da nossa diretoria”, concluiu Rogério.
A abertura do evento também contou com as presenças do vice-presidente do CFMV, Rômulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda, e do tesoureiro federal (on-line), Marcos Vinícius de Oliveira Neves.